COMO A QUINTA DE MONFORTE COMEÇOU E EVOLUIU AO LONGO DOS ANOS?
INTEGRADA NUMA ENCOSTA COM VISTA PARA A CIDADE DE PENAFIEL, A QUINTA DE MONFORTE É UMA PROPRIEDADE HISTÓRICA INSERIDA DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES. A PAR DA ATIVIDADE AGRÍCOLA A QUE SEMPRE ESTEVE DEDICADA, INCLUINDO A VITICULTURA, A QUINTA POSSUI UM CONJUNTO ARQUITETÓNICO IMPECAVELMENTE REQUALIFICADO, O QUAL INCLUI CASA SENHORIAL, CRUZEIRO E CAPELA DO SÉCULO XVII. OS JARDINS E FONTES DE ÁGUA, OS CAMINHOS E MUROS EM GRANITOS, A VINHA E OS MACIÇOS DE VEGETAÇÃO BIODIVERSOS COMPLETAM O CENÁRIO CHARMOSO QUE PERSONALIZA A QUINTA DE MONFORTE.
QUAIS SÃO OS MOMENTOS MAIS MARCANTES NA HISTÓRIA DA QUINTA?
O ANO DA CONSTRUÇÃO DA CAPELA DA QUINTA DE MONFORTE, 1683, É O MARCO (CONHECIDO) MAIS ANTIGO DA HISTÓRIA DESTA PROPRIEDADE. PRESERVADO ATÉ AOS DIAS DE HOJE, AQUELE MONUMENTO RELIGIOSO FOI MANDADO CONSTRUIR POR UM BISPO DA FAMÍLIA DETENTORA, À DATA, DA QUINTA E REVELA O PRESTÍGIO QUE A PROPRIEDADE JÁ TINHA NO SÉCULO XVII.
AO LONGO DOS SÉCULOS, A QUINTA FOI MUDANDO DE PROPRIEDADE, TENDO PERTENCIDO A ALGUMAS FAMÍLIAS ILUSTRES DE PORTUGAL.
EM 2014, O ATUAL PROPRIETÁRIO, DANIEL ROCHA, ADQUIRE A QUINTA, LOCALIZADA NA ALDEIA DE ORIGEM DA FAMÍLIA E SOBRE A QUAL TINHA VISTA A PARTIR DO SEU QUARTO DE INFÂNCIA. NESSA DATA, A QUINTA BENEFICIA DE UM TRABALHO PROFUNDO DE REQUALIFICAÇÃO, QUER DA ÁREA AGRÍCOLA, QUER DO EDIFICADO.
QUAL É A FILOSOFIA DA QUINTA DE MONFORTE NA PRODUÇÃO DE VINHOS?
A NATUREZA DA QUINTA DE MONFORTE É DIFERENTE DAQUELA QUE MAIS IDENTIFICA A REGIÃO DOS VINHOS VERDES ONDE ESTÁ INSERIDA. ESTE É O NOSSO PRIMEIRO MARCO CONCEPTUAL: CRIAR VINHOS DE QUALIDADE PREMIUM ALICERÇADOS NO TERROIR ESPECÍFICO DA QUINTA DE MONFORTE E ATRAVÉS DA PRÁTICA DE UMA VITICULTURA MUITO ATENTA E UMA ENOLOGIA DE INTERVENÇÃO MÍNIMA.
A PAR, PROCURAMOS VALORIZAR A DIVERSIDADE DE CASTAS AUTÓCTONES E REGIONAIS, SENDO OS VINHOS QUINTA DE MONFORTE AZAL E PADEIRO (CASTAS EM DESUSO E/OU POUCO VALORIZADAS) DOIS BONS EXEMPLOS DESSA PREOCUPAÇÃO. A VITICULTURA É DA RESPONSABILIDADE DE ABÍLIO GUEDES, A ENOLOGIA TEM A ASSINATURA DO RECONHECIDO ENÓLOGO FRANCISCO GONÇALVES.
COMO O TERROIR DA QUINTA DE MONFORTE INFLUENCIA O PERFIL DOS VINHOS PRODUZIDOS?
OS VINHOS QUINTA DE MONFORTE CARACTERIZAM-SE POR UMA COMPLEXIDADE E ESTRUTURA POUCO COMUM NA REGIÃO. À RIQUEZA DE AROMAS E DE OUTROS COMPONENTES QUE APRESENTAM, ACRESCE A EXCELENTE ACIDEZ, TÍPICA NA REGIÃO, PROPORCIONANDO, NO CONJUNTO, VINHOS DE GRANDE HARMONIA.
ESTA ORIGINALIDADES DOS VINHOS QUINTA DE MONFORTE NASCE DO LUGAR: TERRAÇOS SUSTENTADOS POR MUROS DE GRANITO, UMA PARTICULARIDADE POUCO COMUM NOS VINHOS VERDES, ORIENTAÇÃO A SUDOESTE DAS PARCELAS E UM SISTEMA DE CONDUÇÃO EM BARDOS DE VIDEIRAS COM UMA ALTURA ACIMA DO NORMAL (2 METROS) E COMPASSO APERTADO (1 METRO), PERMITINDO A CRIAÇÃO DE UMA PAREDE VEGETATIVA QUE FAVORECE O APROVEITAMENTO DO SOL E, CONSEQUENTEMENTE, UVAS MAIS AREJADAS E COM MELHORES MATURAÇÕES.
COM CAPACIDADE DE AMADURECIMENTO DAS UVAS, A QUINTA DE MONFORTE PRESERVA O POTENCIAL DE ACIDEZ NATURAL DOS VINHOS E ACRESCENTA-LHES ESTRUTURA E VOLUME, LEVANDO-OS PARA UM OUTRO PATAMAR DE QUALIDADE E CAPACIDADE DE ENVELHECIMENTO.
COMO A QUINTA DE MONFORTE ABORDA A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL?
A PREOCUPAÇÃO É CONSTANTE. O TEMA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL FAZ PARTE DO DIA A DIA DA QUINTA E DOS TRABALHOS NA VINHA, PRATICANDO-SE UMA VITICULTURA DE VALORIZAÇÃO DO SOLO E REUTILIZAÇÃO DE RECURSOS ENDÓGENOS (ESTRUMES, RESTOS DE PODAS, ETC.), EM DETRIMENTO DE INSUMOS EXTERNOS E AGROQUÍMICOS.
O COBERTO VEGETAL É MANTIDO TODO O ANO E O SEU CONTROLO É FEITO MECANICAMENTE, NÃO SENDO USADAS HERBICIDAS NA VINHA. FORAM IGUALMENTE PRESERVADAS ZONAS DE FLORESTA E MANTIDOS NICHOS DE ARBORIZAÇÃO QUE FAVORECEM A BIODIVERSIDADE, SENDO FREQUENTE ENCONTRAR NA QUINTA PERDIZES, COELHOS, CODORNIZES, GAIOS, MELROS, ROLAS, ENTRE OUTROS. NA QUINTA DE MONFORTE EXISTE TAMBÉM UM POMAR, HORTA, OVELHAS E AVES DE CAPOEIRA QUE CIRCULAM LIVREMENTE PELA VINHA EM ALGUMAS FASES DO SEU CICLO PRODUTIVO.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS NA PRODUÇÃO DE VINHOS VERDES NA REGIÃO DO MINHO?
A RIQUEZA E COMPLEXIDADE DOS VINHOS QUINTA DE MONFORTE EXEMPLIFICAM O POTENCIAL DE DIVERSIFICAÇÃO DE PERFIS DOS VINHOS PRODUZIDOS NA REGIÃO DOS VINHOS VERDES. TRADICIONALMENTE CONHECIDA COMO REGIÃO PRODUTORA DE VINHOS LEVES E FRESCOS, CONQUISTAR JUNTO DO CONSUMIDOR A PERCEÇÃO DE QUE ESTA É TAMBÉM UMA REGIÃO QUE PRODUZ VINHOS MAIS SÉRIOS, ESTRUTURADOS, COMPLETOS E COM CAPACIDADE DE ENVELHECIMENTO É UM DESAFIO - E TAMBÉM UMA OPORTUNIDADE.
QUAIS SÃO AS OPORTUNIDADES E DESAFIOS QUE VOCÊS VEEM PARA O FUTURO DA QUINTA DE MONFORTE?
AS MÚLTIPLAS REFERÊNCIAS ELOGIOSAS E O RECONHECIMENTO DA QUALIDADE DOS VINHOS QUINTA DE MONFORTE POR PARTE DE JORNALISTAS DA ESPECIALIDADE E OUTROS PROFISSIONAIS DO SETOR, MOSTRAM-NOS QUE ESTAMOS NO CAMINHO PRETENDIDO, DA QUALIDADE E DE MERCADOS DE NICHO.
QUANTO AO MAIOR DESAFIO, REGRESSAMOS AO FOCO NA VITICULTURA E ENOLOGIA. COMO DIZ O NOSSO ENÓLOGO, FRANCISCO GONÇALVES, “ENCONTRAR A MATURAÇÃO PERFEITA NA HORA DA COLHEITA É A NOSSA AMBIÇÃO. OS NOSSOS VINHOS FAZEM-SE DA QUALIDADE DA UVA”.
PODEM PARTILHAR CONNOSCO QUAIS OS PROJETOS MAIS RECENTES OU FUTUROS QUE A QUINTA DE MONFORTE ESTÁ A DESENVOLVER?CONSTRUIR UM PORTEFÓLIO DE QUALIDADE E CONSISTENTE TEM SIDO O NOSSO FOCO. A QUINTA DE MONFORTE LANÇOU OS PRIMEIROS VINHOS EM 2021, APRESENTANDO VINHOS QUINTA DE MONFORTE DAS CASTAS LOUREIRO, ALVARINHO, VINHÃO – QUE SE APRESENTA EM TINTO E ROSÉ. MAIS RECENTEMENTE, LANÇOU DOIS VINHOS DE OUTRAS CASTAS TRADICIONAIS DA REGIÃO, MENOS COMUNS, O QUINTA DE MONFORTE AZAL E O QUINTA DE MONFORTE PADEIRO, ASSIM COMO DOIS GRANDES RESERVAS DAS VARIEDADES ALVARINHO E VINHÃO.
NO FUTURO PRÓXIMO PRETENDE-SE DESENVOLVER O ENOTURISMO, ESTANDO A DECORRER AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO NOVO ESPAÇO DE ENOTURISMO, QUE PERMITIRÁ, A PARTIR DE SETEMBRO, RECEBER VISITANTES E REALIZAR PROVAS E EXPERIÊNCIAS À VOLTA DA MARCA. ESTÁ TAMBÉM PROJETADA A CONSTRUÇÃO DA NOVA ADEGA E DE UMA UNIDADE DE ALOJAMENTO.
COMO A QUINTA DE MONFORTE SE ADAPTA ÀS MUDANÇAS NAS PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES?
A QUINTA DE MONFORTE NÃO É UM PROJETO DE MODAS, MAS ESTAMOS ATENTOS ÀS PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES. TEMOS A SORTE DE ESTAR INSERIDOS NUMA REGIÃO COM ENORME POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE GRANDES VINHOS BRANCOS, QUE ESTÃO CADA VEZ MAIS NA MODA A NÍVEL MUNDIAL. DE FORMA NATURAL, CONSEGUIMOS PRODUZIR VINHOS COM EXCELENTE ACIDEZ E MENOR TEOR ALCOÓLICO DO QUE NOUTRAS REGIÕES VINHATEIRAS. ESTAMOS TAMBÉM ALINHADOS COM A PREFERÊNCIA CRESCENTE DO CONSUMIDOR NO QUE TOCA À VALORIZAÇÃO DE VARIEDADES DE UVAS AUTÓCTONES E MENOS COMUNS.
SE TIVESSE DE RECOMENDAR APENAS UM VINHO DA QUINTA DE MONFORTE PARA UM NOVO CONSUMIDOR, QUAL SERIA E PORQUÊ?ESCOLHEMOS O QUINTA DE MONFORTE ROSÉ. É UM VINHO COM CARACTERÍSTICAS CATIVANTES E VERSÁTIL O SUFICIENTE PARA CONQUISTAR UM NOVO CONSUMIDOR. É TAMBÉM UM VINHO REVELADOR DAS MAIS-VALIAS DA NOSSA QUINTA E DA REGIÃO, APRESENTANDO UM PERFIL DE GRANDE FRESCURA, HARMONIOSO E, AO MESMO TEMPO, SÉRIO. TEM AINDA O MÉRITO DE SER UM VINHO QUE VALORIZA E MOSTRA UMA NOVA ABORDAGEM A UMA DAS CASTAS TÍPICAS DA REGIÃO, A VINHÃO. ATUALMENTE, A QUINTA DE MONFORTE TEM TRÊS VINHOS FEITOS A PARTIR DA CASTA VINHÃO, ESTE ROSÉ E DOIS TINTOS, UM COM ENVELHECIMENTO EM MADEIRA. SÃO TRÊS PRODUTOS QUE SE TORNARAM EMBLEMÁTICOS NA QUINTA DE MONFORTE.