PORQUE SURGE A VONTADE DE LANÇAR O PROJETO QUINTA DA PERDONDA?
PAULO NUNES: NUNCA FOI OBJECTIVO PARA MIM TER UM PROJECTO PESSOAL, ASSIM COMO MUITO DO QUE SURGIU NA MINHA CARREIRA TAMBÉM NÃO PASSOU POR OBJECTIVOS, PASSA SIM POR CONSEQUÊNCIA DE UM TRAJETO, UMA FORMA DE ESTAR E ENCARAR A VIDA, ACHO QUE QUANDO TRABALHAS PARA OBJETIVOS BEM DEFINIDOS PERDES A DIVERSÃO DO CAMINHO E NOVAS OPORTUNIDADES QUE VÃO SURGINDO NÃO AS CONSEGUES VER E A QUINTA DA PERDONDA SURGE SEM DÚVIDA COMO UMA OPORTUNIDADE QUE A VIDA ME ENCAMINHOU. EM 2017 DOIS AMIGOS DESAFIARAM-ME PARA IDENTIFICAR POSSÍVEIS COMPRAS DE VINHAS NA REGIÃO DA SERRA DA ESTRELA, APÓS VÁRIAS TENTATIVAS E QUASE A DESISTÊNCIA DESTA INTENÇÃO SURGE UMA VINHA CHAMADA QUINTA DA PERDONDA EM QUE LOGO Á PRIMEIRA VISTA ME FASCINOU PELO DESAFIO QUE SERIA FAZER VINHO NAQUELA CONDIÇÃO EXTREMA NUMA VINHA "INCOMUM".
QUAL A EXPRESSÃO QUE MELHOR REFLETE OS VINHOS DA QUINTA DA PERDONDA?
PAULO NUNES: O TERROIR EXTREMO QUE SE ENCONTRA NAQUELES 5 TALHÕES DA PERDONDA É EFECTIVAMENTE UM DESAFIO, FALAMOS DE UMA DAS VINHAS MAIS A ESTE DO DÃO JÁ NA ENCOSTA DA SERRA DA ESTRELA EM COTAS ACIMA DOS 600M DE ALTITUDE EM SOLO GRANÍTICO COM BASTANTE ARGILA SECUNDÁRIA RICO EM RECURSOS HÍDRICOS E MATÉRIA ORGÂNICA PLANTADA NO ANO DE 1948, É ESTE CONJUNTO DE VARIÁVEIS QUE EU QUERO EXPRIMIR EM CADA GARRAFA DA PERDONDA, ESSE CARÁTER QUE A SERRA DA ESTRELA GENEROSAMENTE ME OFERECE, A ELEGÂNCIA E O LADO FRANCO E GENUÍNO.
QUAL A FONTE DE INSPIRAÇÃO E MOTIVAÇÃO NA PRODUÇÃO DOS VINHOS QUINTA DA PERDONDA?
PAULO NUNES: O RESPEITO PELAS GENTES DA SERRA, O RESPEITO PELO SABER FAZER VINHO DESDE TEMPOS IMEMORÁVEIS NAQUELE ESPAÇO TÃO AGRESTE E EM SIMULTÂNEO TÃO BELO COMO É O TERRITÓRIO DA SERRA DA ESTRELA, ESSE PATRIMÔNIO CULTURAL É SEM DÚVIDA UMA INSPIRAÇÃO E UMA APRENDIZAGEM CONTINUA COM AQUELA GENTE QUE FAZ VINHO NAQUELA TERRA DESDE SEMPRE.
PREFERE FAZER VINHOS DE GUARDA OU PARA SEREM DESFRUTADOS NO IMEDIATO?
PAULO NUNES: ACHO QUE O TEMPO FAZ A DIFERENÇA ENTRE UM VINHO E UM VINHO GRANDIOSO, É O DECORRER DO TEMPO QUE FAZ ESSA DIFERENÇA. O TEMPO TRAZ A VERDADE, A PACIÊNCIA DE ESPERAR POR UM VINHO É DECISORA DA VERDADE SOBRE O MESMO. ISSO IMPLICOU NESTE PROJETO DA PERDONDA ESPERAR QUASE 6 ANOS ATÉ AO LANÇAMENTO DA PRIMEIRA COLHEITA, É EVIDENTE QUE 6 ANOS AINDA É MUITO POUCO (MAS JÁ É ALGUMA COISA), COSTUMO DIZER UM POUCO A BRINCAR QUE PREFIRO A MARATONA AOS 100M!
QUAIS AS SUGESTÕES DE HARMONIA PARA AS REFERÊNCIAS DA QUINTA DA PERDONDA?
PAULO NUNES: ACTUALMENTE A QUINTA DA PERDONDA TEM 4 VINHOS NO SEU PORTFÓLIO COM UMA LINHA CONDUTORA QUE É FACILMENTE ENCONTRADA EM TODOS OS VINHOS, ESSE ADN É UM LADO MAIS FRESCO MAIS ELEGANTE QUE A SERRA NATURALMENTE OFERECE, MAS MESMO DENTRO DESTE LADO MAIS "SERRANO" EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE OS 4 VINHOS TEREMOS VINHOS PARA DIFERENTES HARMONIZAÇÕES, DESDE POR EXEMPLO O QUINTA DA PERDONDA TALHÕES BRANCO COM UM QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA OU UM QUINTA DA PERDONDA TALHÕES TINTO QUE FACILMENTE VAI DESDE UM CABRITO ASSADO NO FORNO ATÉ MESMO A UM BELO COZIDO À PORTUGUESA.
QUE ESTILO DE MÚSICA REFLETE OS VINHOS QUINTA DA PERDONDA? E PORQUÊ?
PAULO NUNES: O VINHO PARA MIM É INDISSOCIÁVEL DO LUGAR QUE O VIU NASCER, ALIÁS GOSTO DE PENSAR QUE QUANDO ABRIMOS UMA GARRAFA, SEJA ELA ONDE FOR, ESSA GARRAFA "OBRIGA-NOS" A VIAJAR AO LOCAL DE ORIGEM E OLHANDO PARA AS VINHAS DA PERDONDA E PARA AQUELA MAGNÍFICA PAISAGEM DA SERRA DA ESTRELA TALVEZ NUM DIA DE NEVE VIVALDI- AS QUATRO ESTAÇÕES - INVERNO OU NUM BELO DIA DE VERÃO O TRANQUILO E SERENO SAKAMOTO OU UM AGITADO DIA DE VINDIMA TALVEZ NIRVANA, PROVAVELMENTE NUM OUTRO DIA RESPONDERIA COM OUTRAS MÚSICAS... O FASCÍNIO DA MÚSICA E DA ARTE É MESMO ISSO!
DEPOIS DE MUITOS PRÉMIOS E RECONHECIMENTOS QUE SE TRADUZ NUM SUCESSO CONSTANTE, COMO TRABALHA A CONSISTÊNCIA NO SENTIDO DE CRESCIMENTO CONTÍNUO?
PAULO NUNES: NÃO ACHO QUE DEVEMOS VALORIZAR EM DEMASIA OS PRÉMIOS MAS COMO É ÓBVIO É GRATIFICANTE ESSE RECONHECIMENTO E ESSES PRÊMIOS. ESTOU AGRADECIDO PELO QUE ME TEM ACONTECIDO NA MINHA CARREIRA, NUNCA FORAM NEM SERÃO OBJECTIVOS PARA MIM, SÃO APENAS A CONSEQUÊNCIA DE UM CAMINHO QUE SE FAZ "CAMINHANDO" COM MUITO PRAZER E MUITA ALEGRIA NA ETERNA PROCURA DE FAZER MAIS E MELHOR! FELIZMENTE AS CONSEQUÊNCIAS DESSE CAMINHO TÊM SIDO EXTREMAMENTE POSITIVAS.
QUAL O VINHO QUE FICARÁ NA MEMÓRIA ETERNAMENTE E PORQUÊ?
PAULO NUNES: EXISTEM VINHOS MEMORÁVEIS PORQUE EXISTEM SITUAÇÕES DA NOSSA VIDA MEMORÁVEIS E NÃO SERÁ ATRIBUÍDO EXCLUSIVAMENTE À QUALIDADE INTRÍNSECA DAQUELE VINHO, MAS SERÁ A CIRCUNSTÂNCIA EM QUE AQUELE VINHO É BEBIDO E COMO É ÓBVIO PREFERIMOS SEMPRE LEMBRAR AS MELHORES MEMÓRIAS...SEJA PELO PRAZER DE APRENDER NA QUALIDADE DE ENÓLOGO (EXISTEM VINHOS QUE SÃO EM SI MESMO TRATADOS DE ENOLOGIA) SEJA PELO PRAZER DE O BEBER. LEMBRO O VINHO DO CENTRO DE ESTUDOS VITIVINÍCOLAS DO DÃO COLHEITA TINTO 1963 OU O BRANCO COLHEITA 1958 SÃO VERDADEIROS HINOS À ENOLOGIA PORTUGUESA, MAS PODERIA LEMBRAR UMA DÚZIA DELES PELAS MESMAS RAZÕES OU POR OUTRAS RAZÕES.
QUE CONSELHOS DARIA AO CONSUMIDOR QUANDO QUER ESCOLHER UM VINHO PARA UM DETERMINANDO MOMENTO?
PAULO NUNES: MUITO SIMPLES.... A PACIÊNCIA DE SABER ESPERAR POR UM VINHO E O "DESPRENDIMENTO" DE ABRIR UMA GARRAFA NO TEMPO CERTO SEM ESPERAR EM DEMASIA POR AQUELA GARRAFA, RESUMINDO O TEMPO É TUDO!
RELATIVAMENTE AO FUTURO, TEREMOS NOVIDADES NO PROJETO QUINTA DA PERDONDA?
PAULO NUNES: COM TODA A CERTEZA QUE EXISTIRAM NOVIDADES MAS CONFESSO QUE AINDA NÃO SEI QUAIS (A MAGIA É MESMO ESSA)! NESTE MOMENTO ESTAMOS A RECONSTRUIR A PEQUENA ADEGA DA QUINTA DA PERDONDA ONDE ME PERMITIRA JÁ NA PRÓXIMA VINDIMA VINIFICAR TALHÃO A TALHÃO DE UMA FORMA ISOLADA (UM TOTAL DE 5 TALHÕES) A CONSEQUÊNCIA NÃO SEI QUAL SERÁ, MAS SEI QUE ESTAMOS NO INÍCIO DA "AVENTURA" ISSO IMPLICA APRENDER AINDA MUITO!